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(Texto constante no Informativo 2024)

         A escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioafetivo da criança. Como meio de convivência social rico em interações, permite à criança estabelecer relações simétricas, entre parceiros da mesma idade, e assimétricas, com adultos.

        A criança vive em constante transformação e as relações que estabelece com o mundo social e o meio ambiente são sempre novas e se modificam reciprocamente a todo instante, portanto, o ensino deve reconhecer as necessidades dos estudantes e considerar os diferentes níveis de desenvolvimento.

        A Educação Infantil proporciona à criança uma educação integral, com a possibilidade de desenvolver as suas potencialidades, considerando os aspectos físico, espiritual, psicológico, intelectual e social, fornecendo-lhe os conhecimentos básicos para que se desenvolva progressivamente e de acordo com suas diferenças individuais.

As etapas do desenvolvimento infantil são plenamente consideradas, fundamentando um trabalho desafiador num ambiente lúdico e afetivo, visando ao aprimoramento da socialização, autonomia e criatividade do educando.

       Tendo como objetivo um trabalho de construção conjunta de conhecimentos, respeitando o desenvolvimento natural e individual de cada criança, a escola oferece condições para que a própria criança se torne agente de construção de sua história, partindo da realidade dos seus conhecimentos, incentivando-as a ampliar suas potencialidades.

        A partir do mundo infantil e com a utilização do lúdico, o Educador Quinze compreende a criança dando significados às suas conquistas, ampliando a qualidade da interação entre professor e estudante.

         Conforme a BNCC, a Educação Infantil, em todo território nacional, tem por finalidade precípua o desenvolvimento dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, são eles:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais;
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades, propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando em relação a eles;
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens;
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Além dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, constantes na BNCC, a Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro tem como finalidades:

  • Promover o desenvolvimento das seguintes capacidades da criança:

-  construção da autoimagem e desenvolvimento de autoestima;

- reconhecimento e descoberta do próprio corpo;

- desenvolvimento dos hábitos de higiene;

- conquista de independência, segurança e autoconfiança;

- ampliação das relações sociais, considerando a diversidade de pontos de vista e aliando atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;

- criação de vínculos afetivos e parceria saudável com os adultos;

- observação e exploração do ambiente com curiosidade;

- representação e evocação de aspectos da realidade, da imaginação ou de memória por meio de jogos, brincadeiras e outras formas de expressão;

- desenvolvimento dos campos de experiências;

- oferecimento de contatos básicos com uma língua estrangeira;

- explicitação de suas hipóteses a partir do acesso a informações.

  • Priorizar, dentre as diversas atividades, os momentos de brincar, criar e fortalecer os elos de afetividade e a interação com o outro, essenciais à estruturação de uma personalidade sadia e feliz.
  • Desenvolver as capacidades do ser, estar, conviver e interagir, através de atitudes que fortaleçam as relações de respeito e confiança, com o intuito de promover e estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor da criança.
  • Incluir as famílias nas ações pedagógicas, como base e também promotoras das experiências necessárias aos desenvolvimento infantil.
  • Promover o conhecimento do Deus criador, seus valores e princípios, bem como do mundo criado à luz de Sua Palavra.

 

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